Conheça as melhores opções para eliminar manchas escuras na pele.

março 27, 2017

artigos

Comentários desativados em Conheça as melhores opções para eliminar manchas escuras na pele.


Existem vários fatores que afetam a coloração da pele ao longo dos anos, como a acne durante a puberdade, algumas manchas relacionadas à menstruação, manchas que aparecem por excesso de exposição ao sol, manchas resultantes de desequilíbrio hormonal, dentre outros tipos.

Nesse sentido, existem diversos tratamentos para as manchas escuras da pele que variam de acordo com a causa da mancha e possuem diversos graus de sucesso. Por isso, é importante conhecer a aplicação de cada um e seguir, rigorosamente, as indicações do médico.

Um dos tratamentos mais utilizados é o Peeling Químico. Trata-se da esfoliação da pela realizada com o auxílio de ácido alfa-hidroxi que descama a pele e retira a parte superficial da pele manchada, permitindo que a camada abaixo surja de forma homogênea e sem manchas.

O peeling químico é um tratamento feito em médio prazo, sendo realizado em sessões, portanto, durante esse período é importante que a pele não seja exposta ao sol e, caso isso ocorra, é importante proteger a pele com filtro protetor solar de 45 no mínimo.

Em seguida, o tratamento microdermoabrasão, ou simplesmente Peeling de Cristal é, talvez, o procedimento mais usado a nível puramente estético. Trata-se de uma esfoliação superficial da pele através de polimento, que permite a renovação celular e a retirada de manchas. Usa-se um dispositivo de sucção que libera óxido de alumínio na pele, responsável pela esfoliação do processo. Daí o nome, Peeling de Cristal.

Por ser menos invasivo do que o peeling químico, o Peeling de Cristal é um procedimento feito ao longo de 3 a 5 sessões e requer menos cuidados do que sua modalidade química.

Outro tratamento com bons resultados é o uso de ácido retinoico. Geralmente conhecido por ser um auxiliar no tratamento para o rejuvenescimento de pele, uma vez que o ácido retinoico tem a função de aumentar a produção de colágeno, ele também possui o efeito complementar de diminuir as manchas escuras da pele.

Quando as manchas escuras são mais graves, os dermatologistas costumam indicar o uso de Hidroquinona. Esse é um composto orgânico que tem a função de despigmentar a pele, entretanto, seu uso pode trazer efeitos colaterais, como irritação, escamação, vermelhidão e etc. Nesse caso, deve-se procurar o médico para que este possa indicar outro tratamento.

Atualmente, a hidroquinona é um dos compostos mais usados no Brasil para a redução de manchas escuras da pele. Sob o nome comercial de “Clariderm”, ele vem ganhando adeptos, especialmente pela facilidade de obtenção e por ser de fácil aplicação. Basta aplicar uma fina camada na pele afetada, sem deixar a pele esbranquiçada, trinta minutos antes de dormir. No dia seguinte, basta lavar o rosto e seguir com a rotina normal de tratamento de pele, atentando para a hidratação e para o uso de filtro solar fator 30, no mínimo.

O importante é seguir a orientação do dermatologista, uma vez que cada caso de mancha escura de pele tem uma causa específica e, por isso, o tratamento deve ser adequado a cada situação diferente.