Você sabe o que é um Recamier?

dezembro 20, 2016

artigos

Comentários desativados em Você sabe o que é um Recamier?


Chegou a hora de providenciar a nova decoração da casa ou a decoração da casa nova e são muitos detalhes para se pensar: sofá, mesa, cama, estantes, guarda roupa, toalhas para as janelas, moveis para cozinha que não se desgastem. Eis que quando você está fazendo aquela pesquisa na internet, você se depara com a seguinte palavra: recamier.

Mas aí surge aquela dúvida, o que é um recamier afinal. Não é uma palavra que se escuta por aí no dia a dia, mas também não é para menos. O recamier é um móvel super antigo e nada mais é do que um tipo de divã que possui uma cabeceira mais alta e levemente curvada.

O móvel ficou conhecido por este nome por causa da jovem socialite Julie Bernard, também conhecida como Madame recamier. Ela, aos 23 anos foi pintada pelo artista francês Jacques-Louis David. Na pintura, a bela moça estava trajando um lindo vestido branco, com os pés descalços e sem nenhum outro acessório. Ela aparece deitada em um modelo de divã (sempre utilizado pelas moças da alta sociedade). O quadro a retratou como uma heroína da república e acabou sendo eternizado. Foi então a partir desta pintura, que este design ficou conhecido como recamier.

 

Nos dias de hoje, este termo é usado para nomear todo tipo de assento que não tenha onde encostar e com braços menores nas extremidades. Apesar das reformas que veio passando ao longo dos anos, este item nunca perde seu charme e elegância ao fazer parte da decoração de algum ambiente do lar.

 

RECAMIER NOS DIAS ATUAIS

  • Modelo com estrutura em Madeira Maciça – Toque singelo na sua decoração:

  • Modelo com baú em couro ecológico na cor branco:

Normalmente este item é usado no quarto, em frente a cama. É comum inclusive, observamos o recamier aparecendo em novelas, séries ou filmes de época, onde era muito comum ter este objeto decorando os quartos. Porém, não é só no quarto que você pode adiciona-lo na decoração não. O recamier combina também com sua sala de estar, dando sempre um toque de requinte.

O recamier sempre foi e será um clássico na decoração e ideal para repousar. É estofado, permitindo assim bastante conforto para quem utiliza e alguns modelos são muito luxuosos. É possível compra-los em diferentes revestimentos e também com designs mais modernos.